Páginas

CONHECIMENTO BANCÁRIOS - CAIXA X BANESE

Amigos, abaixo temos o conteúdo de conhecimentos bancários exigido no edital da Caixa. Você que fez o concurso do BANESE deve estar se perguntando: o que muda de um concurso para o outro. Abaixo faço alguns comentários. Bons estudos...

1 Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. (nada muda, igual ao do BANESE)

2 Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. (nada muda, igual ao do BANESE)

3 Cheque – requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação. (nada muda, igual ao do BANESE)

4 Sistema de Pagamentos Brasileiro. (nada muda, igual ao do BANESE)

5 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo; Sistema de Seguros Privados: sociedades de capitalização; Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada. (nada muda, igual ao do BANESE)

6 Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros. (nada muda, igual ao do BANESE)

7 Mercado Financeiro - mercado monetário; mercado de crédito; mercado de capitais: ações – características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de balcão; mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio – características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX. (aqui temos mudança, mercado de cambio e siscomex não foram cobrados no edital do BANESE)

8 Mercado Primário e Mercado Secundário. (nada muda, igual ao do BANESE)

9 Produtos Bancários. (o edital do BANESE era mais específico, pois dizia exatamente os produtos que seriam abordados. No da caixa a banca colocou o termo genérico de forma que o candidato deverá estudar todos os produtos)


PS: não reparem nos erros de acentuação, é que digitei no IPad)