Páginas

SELIC x CETIP

Hoje trataremos sobre as centrais de liquidação de títulos, a SELIC e a CETIP.

Nas provas de conhecimentos bancários as bancas exigem somente uma coisa do candidato, que saiba diferenciar a SELIC da CETIP.

Na maioria das questões eles atribuem as funções da SELIC à CETIP e vice-versa, tentando verificar se o candidato possui este conhecimento.

Neste ponto basta que o candidato saiba o seguinte: EM REGRA A SELIC REALIZA AS TRANSAÇÕES COM TÍTULOS PÚBLICOS E A CETIP REALIZA AS TRANSAÇÕES COM TÍTULOS PRIVADOS.

É só isso que você precisa saber para fazer a prova de conhecimentos bancários. Eles não exigirão mais que isso.

Abaixo segue um pequeno texto extraído da internet.

"SELIC" Sistema Especial de Liquidação e Custódia

Esse sistema realiza as transações, primárias e secundárias, com títulos públicos federais e com DI Reserva . Todos os títulos negociados nesse sistema são escriturais e custodiados em nome de seus possuidores. A liquidação financeira é defasada e pelo valor líquido multilateral DNS (Deferred Net Settlement), ocorrendo até as 23 horas do mesmo dia da operação. Para evitar o risco de principal, as negociações ocorrem por meio de mecanismo de entrega contra pagamento DVP (Delivery versus Payment), em que a transferência de custódia está atrelada à mensagem de liquidação financeira específica. Como o sistema prevê que, em caso de inadimplência de qualquer das partes, a operação não se concretize, é possível desfazer a cadeia de negociações, evitando o risco.

"CETIP" Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos

Têm características semelhantes ao SELIC, destinado à negociação de títulos privados e de alguns tipos de títulos públicos. A liquidação é defasada e processada pelo valor líquido multilateral, acontecendo às 16 horas do dia útil seguinte à negociação. Também, opera com o mecanismo de entrega contra pagamento. As operações das Bolsas de Valores e Mercadorias, operações com ações, commodities e derivativos realizadas nos pregões das bolsas são liquidadas pela CETIP. Atualmente, a CETIP responde pela maior parte da negociação e liquidação dos títulos de emissão privada, englobando os mais diversos tipos de ativos.

Fonte: www.empresario.com.br/legislacao/spb/spb_impacto/impacto02_txt.html