Páginas

Política Monetária, Fiscal e Cambial

A Política Econômica é a forma por meio da qual o governo interfere na economia, visando a estabilidade e crescimento. Didaticamente, é subdividida em:

 

- Política Fiscal

- Política Monetária

- Política Cambial

 

Política Fiscal

 

É a ação do Estado no que se refere às receitas e despesas do governo.

- Receitas: tudo o que o governo arrecada num determinado período de tempo. As principais fontes de receita são: arrecadação de tributos e venda/concessão de serviços públicos.

- Despesas: tudo o que o governo gasta num determinado período de tempo. Principais despesas do governo: pagamento dos funcionários, manutenção da máquina administrativa e investimentos públicos.

 

A Política Fiscal pode ser Restritiva ou Expansiva. Uma política restritiva reduz a quantidade de moeda em circulação, enquanto a política expansiva aumenta a liquidez da Economia. Para praticar a política fiscal , o governo conta com instrumentos:

 

- alíquotas de impostos

- gastos públicos

- concessão de subsídios

- transferências financeira

 

Exemplo: quanto maior a carga tributária, menos recursos terão os contribuintes para poupar e/ou consumir.

 

Política Monetária

 

É o conjunto de medidas adotadas pelo governo para adequar a quantidade de moeda em circulação às necessidades da Economia.

 

São instrumentos de Política Monetária:

 

- Depósito Compulsório: mecanismo por meio do qual o BACEN reduz o total de meios de pagamento existente na economia, uma vez que os bancos são obrigados a manter no Banco Central parte de sus depósitos.

 

- Empréstimos de Liquidez ou Redesconto: é a concessão de assistência financeira a instituições do Sistema Financeiro Nacional destinada a atender a eventuais problemas de caixa, desde que de caráter breve e momentâneo. O objetivo do empréstimo de liquidez é evitar que eventuais desequilíbrios de alguma instituição possam repercutir no sistema causando insegurança.

 

- Operações de Mercado Aberto ou “Open Market”: mercado no qual o Banco Central regula o fluxo de moeda, comprando e vendendo títulos da dívida pública. Quando existe muito dinheiro em circulação, o BACEN vende títulos e, quando quer aumentar a quantidade de dinheiro em circulação, compra os títulos. Essas operações são intermediadas por instituições financeiras.

 

Política Cambial

 

É a administração da taxa de câmbio para garantir o funcionamento regular do mercado. O gestor da política cambial é o BACEN que atua nas transações entre o Brasil e o exterior.

 

A taxa de câmbio é a relação entre duas moedas (quantos reais são necessários para adquirir um dólar, por exemplo), e pode estimular ou desestimular as trocas internacionais, ou seja, movimentos de mercadorias, serviços e capitais entre os países.

 

Percebe-se que o resultado da Balança Comercial pode ser bastante influenciado pela taxa de câmbio, uma vez que um câmbio favorável pode contribuir para aumentar a competitividade do produto nacional do exterior.

 

Fonte: http://paginas.ucpel.tche.br/~dkleber/economia.html